Evento “O Presente e o Futuro da Indústria Automóvel em Portugal” impulsiona inovação e parcerias estratégicas

Encontro promovido pelo Projeto Hi-rEV destaca potencial do setor automóvel nacional na era do carro do futuro

No dia 3 de maio, a Casa da Música do Porto acolheu o evento “O Presente e o Futuro da Indústria Automóvel em Portugal”, promovido pelo Projeto Hi-rEV – Recuperação do Setor de Componentes Automóvel. O objetivo central do encontro foi posicionar o cluster automóvel português nas cadeias de valor globais do carro do futuro, impulsionando a inovação e estabelecendo parcerias estratégicas.

A sessão de abertura contou com a presença de Ana Reis, Diretora do INEGI, Daniel Figueiredo, Administrador Executivo da PALBIT, e Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, que destacaram a relevância do projeto Hi-rEV para impulsionar a indústria automóvel portuguesa e apresentaram os resultados do mesmo até ao momento. Logo em seguida, foi exibido um vídeo resumo das atividades do projeto, destacando os avanços alcançados até o momento e as metas futuras.

Seguiu-se uma mesa-redonda com o tema “Baterias de Lítio”, que destacou a importância desse componente crucial para a mobilidade elétrica. Foi moderada por Adélio Mendes, Professor Catedrático da FEUP e participaram da discussão Luís Oliveira, Research Coordinator do INEGI, André Fonseca, Innovation Project Manager da Galp, e João Gomes, Business Development da DST Group. Os participantes discutiram avanços recentes, desafios técnicos e oportunidades de negócios relacionados à produção e desenvolvimento de baterias de lítio em Portugal.

Após uma breve pausa para um coffee break, o evento prosseguiu com a apresentação do estudo “O presente e o futuro do setor automóvel em Portugal”, conduzido por Hermano Rodrigues, Principal da EY-Parthenon. O estudo destacou as perspectivas e desafios enfrentados pela indústria automóvel no país, assim como as oportunidades de crescimento e inovação, trazendo ainda uma análise abrangente do cenário atual e das perspectivas futuras para a indústria no país. Destacou os desafios enfrentados, como a transição para a mobilidade elétrica, a conectividade e a condução autônoma, ao mesmo tempo em que apontou as oportunidades de crescimento e a necessidade de cooperação entre as empresas e instituições para impulsionar a inovação e a competitividade.

Em seguida, Fernando Machado, Diretor Geral da MOBINOV, apresentou os resultados do Workshop de Scenario Planning sobre “O futuro da indústria de componentes automóvel em Portugal”, realizado pelos membros do consórcio Hi-rEV. Este enfatizou as estratégias para impulsionar o setor e torná-lo competitivo globalmente e a importância de fortalecer a cadeia de valor do setor e promover a diversificação dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas nacionais. A ênfase na inovação e na colaboração entre as empresas foi ressaltada como uma estratégia fundamental para garantir o crescimento sustentável da indústria de componentes automóvel em Portugal.

Encerrando o evento, Nuno Gonçalves, Membro do Conselho Diretivo do IAPMEI, ministrou uma palestra sobre o financiamento inovativo para as empresas portuguesas, ressaltando as opções e os programas disponíveis para apoiar o desenvolvimento e a implementação de projetos inovadores no setor automóvel. O incentivo à captação de recursos financeiros e o estímulo à criação de parcerias público-privadas foram destacados como formas de impulsionar a competitividade e a sustentabilidade das empresas do setor.

O evento “O Presente e o Futuro da Indústria Automóvel em Portugal” proporcionou um ambiente de colaboração e troca de conhecimentos entre os principais atores do setor. As discussões e apresentações realizadas reforçaram o potencial de Portugal como um país inovador e competitivo na indústria automóvel, evidenciando a importância de investimentos contínuos em pesquisa, desenvolvimento e parcerias estratégicas para impulsionar o crescimento e a posição do país nas cadeias de valor globais do setor automóvel.

À medida que avançamos para uma era de mobilidade sustentável e conectada, a indústria automóvel em Portugal está se posicionando estrategicamente para impulsionar o desenvolvimento tecnológico, a criação de empregos e o crescimento econômico. Com colaborações entre empresas, instituições de pesquisa e entidades governamentais, o país está a construir as bases necessárias para se destacar como um centro de excelência na indústria automobilística.

O evento encerrou com a promessa de futuros encontros e iniciativas que fortalecerão ainda mais a indústria automóvel portuguesa. Os participantes saíram do evento motivados e inspirados, conscientes do papel crucial que desempenham na construção de um futuro sustentável e inovador para o setor automóvel em Portugal.


Sobre o Projeto Hi-rEV:

O Projeto Hi-rEV – Recuperação do Setor de Componentes Automóvel é uma iniciativa que visa impulsionar a competitividade e a inovação da indústria automóvel portuguesa. Através de parcerias estratégicas, o projeto busca posicionar o cluster automóvel nacional nas cadeias de valor globais do carro do futuro, promovendo a colaboração entre empresas, instituições de pesquisa e entidades governamentais. Com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento tecnológico, o Hi-rEV desempenha um papel fundamental na transformação e no crescimento do setor automóvel em Portugal.

Outras novidades

Hi-rEV na ESIAM 2023

A ESIAM 2023, terceira Conferência Europeia sobre a Integridade Estrutural dos Materiais Fabricados Aditivamente, promovida pelo INEGI

ler mais