O INEGI acolheu recentemente várias empresas participantes no Projeto Hi-rEV numa iniciativa destinada à apresentação da infraestrutura tecnológica do INEGI e do iiLab INESC TEC, assim como, à realização da reunião de acompanhamento dos Work Packages 2 e 4 do projeto.
Estes WPs têm como principal objetivo o desenvolvimento e implementação de processos avançados de produção de componentes metálicos, sejam estes peças estruturais, de suspensão ou componentes body-in-white (WP2 – Lightweight Metal Products) e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que permitam a transição digital dos sistemas produtivos das empresas do consórcio (WP4 – Smart Factory).
Deste modo, o evento contou com a presença da MCG, PECOL Automotive, RETSACOAT, Schmidt Light Metal, Palbit, SARKKIS Robotics, SENTINEL CONCEPT, STREAK, Microprocessador, INESC TEC e FEUP.
O projeto Hi-rEV representa uma agenda mobilizadora destinada ao desenvolvimento, teste e demonstração de uma nova geração de tecnologias, processos e produtos que permitam um novo posicionamento do cluster automóvel nacional nas cadeias de valor globais do carro do futuro.
O consórcio é liderado pela Palbit, e conta com a participação de 23 entidades entre empresas, centros de tecnologia e inovação, e associações empresariais. É financiado pela União Europeia através do Next Generation EU e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do programa operacional Capitalização e Inovação Empresarial.