Projeto Hi-rEV marca presença na EMAF 2023: O Futuro do Cluster de Componentes Automóvel em Portugal

No dia 1 de junho, entre as 10h30 e as 13h, a EMAF 2023 foi palco da sessão “O Futuro do Cluster de Componentes Automóvel em Portugal”, dinamizada pelo consórcio do projeto Hi-rEV e liderada pela AIMMAP. Com uma agenda repleta de atividades relevantes, a participação do Hi-rEV provou ser um momento de aprendizagem e inspiração para os presentes.

A AIMMAP, Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, enquanto entidade organizadora, esteve responsável pela sessão de abertura do evento, onde foram apresentados dados, perspectivas e uma visão geral sobre o setor automóvel em Portugal.

Seguiu-se a apresentação do projeto Hi-rEV, conduzida por Diogo Fula, do INEGI, e Cristina Fernandes, da Palbit, que permitiu aos participantes conhecer em detalhe os objetivos e as conquistas alcançadas até o momento pelo projeto. O Hi-rEV procura ajudar as empresas que produzem componentes para veículos a combustão a fazerem a transição para a produção de componentes para veículos elétricos.

Hermano Rodrigues, principal da EY-Parthenon, teve a responsabilidade de apresentar um estudo de mercado, desenvolvido em colaboração com o consórcio, que analisa o presente e o futuro da indústria automóvel em Portugal. Esta apresentação forneceu insights valiosos sobre as tendências emergentes, as demandas dos consumidores e as oportunidades de crescimento no setor. Com base nessas informações, os participantes conseguiram entender melhor o contexto em que o projeto Hi-rEV se insere e a sua relevância para a indústria automóvel nacional.

O evento teve ainda como objetivo dar visibilidade às entidades que fazem parte do projeto, através de uma série de sessões de Pitch nas quais os parceiros tiveram a oportunidade de apresentar as suas organizações e respetivas atividades relacionadas à indústria automóvel. Estas apresentações curtas estimularam o intercâmbio de conhecimento e a criação de parcerias estratégicas.

Por fim, a sessão de encerramento pela AIMMAP consolidou os principais aspectos discutidos ao longo do evento, reforçando a importância do projeto Hi-rEV para o avanço da indústria automóvel em Portugal.

A presença do projeto Hi-rEV na EMAF 2023 possibilitou um momento inspirador e enriquecedor para todos os participantes, proporcionando insights valiosos, conexões e uma visão promissora do futuro da indústria automóvel no país.

Outras novidades

Hi-rEV na ESIAM 2023

A ESIAM 2023, terceira Conferência Europeia sobre a Integridade Estrutural dos Materiais Fabricados Aditivamente, promovida pelo INEGI

ler mais