Hi-rEV em destaque no 11º Encontro da Indústria Automóvel

Ministro da Economia e do Mar Destaca Agenda Hi-rEV no 11º Encontro da Indústria Automóvel em Espinho

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, enfatizou durante a sessão de abertura do 11º Encontro da Indústria Automóvel no passado dia 21 de novembro, organizado pela AFIA (Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel), a importância da indústria de componentes automóvel em Portugal, destacando o notável crescimento de quase 17% nas exportações até setembro.

António Costa Silva elogiou a dinâmica e o desempenho positivo do setor, sublinhando também os esforços em curso para enfrentar os desafios do mercado automóvel. O Ministro destacou especificamente o papel crucial da Agenda Mobilizadora Hi-rEV, que, segundo ele, desempenha um papel fundamental na transformação da indústria.

“A Agenda Hi-rEV está a desenvolver novas tecnologias e produtos que vão permitir a transição para a produção de componentes de veículos elétricos”, afirmou António Costa Silva, ressaltando o compromisso do setor em abraçar a inovação e contribuir para a sustentabilidade ambiental.

As Agendas Mobilizadoras, integradas no Programa Recuperar Portugal, foram destacadas por Ana Reis, responsável pelo projeto Hi-rEV, como instrumentos fundamentais para mobilizar a indústria em torno de metas específicas. Sublinhou ainda que estas consolidam estratégias, alinhando os esforços de diversas partes interessadas, desde empresas até centros de interface tecnológico, universidades, associações e clusters.

“Isso cria um ambiente propício para a inovação e crescimento sustentado”, acrescenta, referindo o Hi-rEV como um exemplo de sucesso na recuperação do setor de componentes automóvel e destacando a importância de metas ambiciosas e práticas inovadoras para o avanço contínuo da indústria.

O 11º Encontro da Indústria Automóvel proporcionou uma plataforma para discussões valiosas sobre o futuro do setor, consolidando o compromisso de Portugal em estar na vanguarda da inovação automóvel e na transição para veículos mais sustentáveis.

Outras novidades

Hi-rEV na ESIAM 2023

A ESIAM 2023, terceira Conferência Europeia sobre a Integridade Estrutural dos Materiais Fabricados Aditivamente, promovida pelo INEGI

ler mais