Diagnóstico Prospetivo da Indústria de Componentes Automóvel em Portugal

A Mobinov – Cluster Automóvel elaborou, em conjunto com a EY-Parthenon, um estudo de “Diagnóstico Prospetivo da Indústria de Componentes Automóvel em Portugal”.

Este estudo apresenta um retrato atualizado da relevância desta indústria e procura refletir sobre os cenários possíveis e desejáveis para o seu desenvolvimento, num contexto de transformação estrutural das cadeias de valor do automóvel e de reconfiguração do próprio veículo decorrente da eletrificação.

A indústria automóvel em Portugal passa por uma significativa transformação devido à evolução tecnológica, mudanças na procura e políticas públicas voltadas para os desafios climáticos. Este cenário impacta toda a cadeia de valor, especialmente as pequenas e médias empresas (PME) e grandes empresas de componentes e sistemas, com poucos fabricantes de equipamento original (OEM) no país. Diante dessa transformação, a Mobinov, enquanto entidade gestora do cluster da indústria, conduz uma reflexão estratégica e diversos projetos de I&D e Inovação para alinhar as atividades com as tendências globais da indústria automóvel.

O estudo prospetivo apresenta resultados cruciais ao diagnosticar a indústria de componentes automóvel em Portugal, objetivando caracterizar a sua situação econômica, analisar o seu posicionamento competitivo internacional e antecipar tendências. Além disso, propõe cenários prospetivos para a evolução da indústria automóvel no país. O documento identifica desafios chave, fornecendo suporte para decisões estratégicas e recomendações tanto para empresas quanto para entidades não empresariais do sistema de inovação, o cluster e políticas públicas de apoio à competitividade e desenvolvimento futuro.

As conclusões apontam para um futuro animador, mas repleto de desafios, no âmbito dos quais a diplomacia económica do país terá um papel determinante.

Outras novidades

Hi-rEV na ESIAM 2023

A ESIAM 2023, terceira Conferência Europeia sobre a Integridade Estrutural dos Materiais Fabricados Aditivamente, promovida pelo INEGI

ler mais